quinta-feira, 31 de maio de 2012

A NOVA MODA ENTRE AS ¨BIKES¨

Partilhar
Qual bike está na moda! Não caro leitor, não estou falando das bikes com aro 29 ou mais recentemente aro 27. Estou a falar da bike elétrica. Atualmente existe uma gama de modelos de bikes equipadas com bateria e geralmente essas são hibridas, ou seja, funcionam tanto com a pedalada tradicional quanto com o motorzinho elétrico.

Particularmente penso que tal foge completamente da ideia de vida saudável e ecologicamente correta. Afinal, de onde vem a energia para recarregar a bateria? De uma usina hidroelétrica com todo o seu impacto ambiental. Sim é verdade, é bem menos agressivo que os poluentes de motores a combustão, mas ainda assim não é 100% limpa, como a com propulsão na canela.

Mas fora essa questão, outra surgiu. Agora com a lei! É preciso CNH para pilotar uma bike dessas? A legislação não é clara, afinal bike elétrica é novidade e a lei sempre está atrasada em relação aos acontecimentos novos desse mundão de meu Deus.

Segundo a Resolução 315 do Denatran, bike elétrica é igual ao ciclomotor, e este por sua vez deve ter o seu uso regulamentado individualmente por cada município, assim dispõe o Código de Trânsito Brasileiro.  

No Rio de Janeiro depois que um ciclista foi multado e levou 21 pontos na carteira por se negar a fazer o teste do bafômetro, o prefeito baixou decreto estipulando limite de 20 km/h e 16 anos para quem pilota bicicletas  elétricas, sem necessidade de habilitação. Ou seja, o tema não tem o mesmo tratamento em todos os lugares e isso tem gerado muita confusão.

Imagine que em São José dos Pinhais não seja necessário CNH para pilotar a magrela e em Curitiba tal documento seja exigido. Você vai todo belo e formoso de Sanjo á Curitiba, mas corre o risco de ao travessar a ponte do Rio Iguaçu, já na capital ter sua bike apreendida. Isso é apenas uma hipótese, pois até onde conheço, nenhuma das duas cidades tem essa questão regulamentada.

 Na minha humilde opinião, um dos aspectos que caracteriza uma bike é que sua propulsão é através da força física do ciclista. Sendo assim, algo que tem um motor elétrico pode ser qualquer coisa, menos uma bike. Reconheço suas utilidades, mas penso que é mais um protótipo de moto elétrica com possibilidade de pedalar! Valeu galera, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário