segunda-feira, 19 de março de 2012

AJUSTE DE SELIM AVANÇO/RECUO E JOELHO

Partilhar
Nunca havia tido qualquer espécie de lesão no joelho, porém em dezembro passado fui premiado com uma. Depois de ir por duas vezes ao médico, tomar um monte de remédio, gelo, alongamentos, descanso por sessenta dias e até massagem é que de fato acho que sarei, afinal fiz alguns pedais e não senti nenhuma dor.


Não me foi possível saber exatamente o que causou a dor, se excesso de treino, banco torto por conta de uma queda que o deixou com lado esquerdo mais baixo que o outro ou ainda se quando troquei o selim não regulei corretamente a posição de avanço/recuo.


Esses dias pesquisando sobre o assunto, encontrei como se regula a medida correta do avanço/recuo do selim. Achei interessante, pois sempre damos muita atenção ao ajuste de altura do selim, mas o fato é que o ajuste avanço/recuo também é fundamental para prevenir uma lesão no joelho


E é simples esse ajuste. Suba na bike, clipe a sapatilha, coloque o pédivela na posição horizontal. Com a ajuda de uma régua ou madeira (cabo da vassoura), coloque uma ponta no eixo do pedal e a outra ponta na parte posterior do joelho, de forma que a madeira fique exatamente na posição vertical. 

Caso não fique de forma vertical, você deverá afastar ou avançar o selim na carretilha do canote, até que a madeira atinja a vertical. Ou seja, a frente do joelho não pode estar nem antes e nem depois do eixo do pedal. Essa é a medida. Para ilustrar melhor, veja a foto abaixo. A falta deste ajuste pode causar um pequeno desconforto ou até mesmo uma lesão mais grave em seu joelho. Então vá lá e de uma conferida se sua bike está ajustada de acordo. Abraço!


Um comentário: