terça-feira, 7 de junho de 2011

5ª ETAPA DO CAMPEONATO METROPOLITANO DE MOUNTAIN BIKE - CIRCUITO LAPEANO - 05/06/11

Partilhar
Sempre que há uma competição no domingo, fico ansioso e neste final de semana não foi diferente, afinal esperei o mês todo para participar da 5º etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike. Desta vez o evento foi realizado na Lapa,  simpática cidade histórica do nosso Estado. Foi o chamado circuito lapeano de mountain bike.

Ás 6 horas da manhã acordei e fui arrumar a bike e todos os apetrechos como roupas, capacete, luva, sapatilha e claro, itens de alimentação para a prova (barra de cereal, banana, pão e água), coloquei tudo no carro e fiquei esperando o Felipe chegar, uma vez que havíamos combinado ás 06h40minh. Aliás, o Felipe iria estrear nesse tipo de competição.

Em torno de  7 horas tinha uma galera na  minha casa, pois lá também foi ponto de encontro da jacarezada que iria para o cross duathlon em São Luiz do Purunã. Todos desejaram boa sorte uns aos outros e Felipe e eu fomos até a casa do Waldemar, o terceiro integrante da equipe, que também iria participar da prova lapeana.

O frio estava terrível e quando chegamos ao centro da Lapa por volta das 08h30min, a temperatura estava  em torno de 10 graus. Nesse momento a pacata cidade já estava tomada pelos bikers e seus brinquedinhos, sendo que o evento contou com cerca de 300 atletas.  Como sempre, nesses momentos que antecedem a largada é que conversamos com colegas que fizemos em outras etapas, trocamos informações, observamos as bikes que circulam pelo evento, checamos nossos próprios equipamentos,
A temperatura foi um obstáculo a mais nessa etapa, principalmente para respirar.

No horário marcado a largada foi dada e “pau na mula”. Logo no começo uma subida não muito inclinada, porém longa e que serviu para dar uma aquecida no corpo.
Durante os 48km de prova fui ganhando posições uma vez que eu larguei bem no final do pelotão. Na verdade nesse tipo de prova, sempre que avisto um biker à frente, faço dele meu adversário mesmo que seja de outra categoria e tento chegar. Quando consigo, dou sequência na tentativa de avistar outro e parto para a mesma estratégia. Claro que e eu também sou alcançado rsss Mas aí é que está o barato, mesmo não sendo da elite, podemos sim, sermos competitivos com os que estão por perto e ainda nos divertirmos durante a prova.

Nesta etapa mesmo, por diversas vezes passei um atleta e esse por diversas vezes passou por mim... e fomos assim do começo até o fim da prova, 48km nessa disputa velada, mas que com certeza existiu. Dessa vez, ele levou a melhor e chegou alguns metros na minha frente.

Por muitos quilômetros também pedalei num grupo de quatro ou cinco, sempre mantendo pouco distância, porém a disputa foi ferrenha.

Infelizmente minha corrente enroscou por três vezes, por conta disso foram três paradas para desenroscar, coisa rápida de 30 segundos por parada, mas que deu um desespero, pois nesses 30 segundos, passa uma galera, se for descida então é ..vup.....vup.....vup...vup...rssss  e aí tive que dar um gás maior para voltar a posição e que estava.

Numa dessas paradas, alguém passou no gás e gritou: precisa de algo aí Sérgio? Respondi que estava bem, olhei e não reconheci, pois já estava de costas. Aí fiquei curioso para saber quem era..aos poucos fui ganhando posições e cheguei na figura. Era o Paulo, colega que conheci faz muito pouco tempo, pois pedalamos juntos por 3 vezes, no grupo que se reúne as quintas no posto Casil em Sanjo.
Então quando encostei e vi quem era, batemos um papo rápido e cada qual passou a seguir sua estratégia de prova.
Curioso que nessas provas, as vezes pedalamos juntos por quilômetros e quilômetros sem abrir a boca com quem está ao seu lado....você só reconhece as pessoas pela cor da bike.....pela cor da camiseta e etc.....mas o esforço é tanto, que se abrir a boca pra falar algo, é bem capaz de você perder a posição por faltar oxigênio rsss.
As vezes passamos por colegas com o pneu da bike furado ou com a bike de fato quebrada e o cara está lá com aquela cara de desanimado, triste. Afinal, para ele a prova acabou, mas fazer o que, faz parte.
O trajeto desta vez estava muito bem demarcado, com uma organização impecável.
Abraçado pelas arvores do canteiro central da cidade da Lapa, cruzei a linha de chegada com 2h05minutos e recebi minha medalha de participação, mas que pra mim tem valor de primeiro lugar, pois venci mais esse desafio.

Depois de algum tempo chegou o Felipe, feliz da vida, pois ele que está acostumado a correr a pé, concluiu sua primeira competição no mountain bike. Passados mais alguns minutos, chegou o Waldemar, que já é veterano de guerra e está a competir desde a primeira etapa em janeiro.
Ficamos conversando com um e com outro e a fome já começava a aparecer. Montamos as bikes no carro e fomos num restaurante que serve comida tropeira, e localizado ali mesmo onde foi a largada da prova. Estava tomado pelos bikers, e haja comida pra toda aquela galera esfomeada rss......almoçamos bem e após partimos de volta pra casa.
Assim foi o domingão, muito 10. Segue algumas fotos do evento.
















3 comentários:

  1. Show Sérgio...massa.. parabéns por mais essa... 2h05 é bom hein? Ainda bem q quando pedalamos juntos vc vai mais de leve..hehehe..abx!

    ResponderExcluir
  2. heheh ..é foi um tempo legal.....mas bom mesmo é o da elite..algo em torno de 1h40m.....abraços...

    ResponderExcluir
  3. Sérgio,
    Acompanho o seu blog e nas últimas duas provas pedalamos próximos, nas 3 vezes que caiu sua conrrente passei por você. Parabéns pelo texto, blog e pedal (2:05 "show de bola").
    Abraços
    Everson Henequi
    henequi@gmail.com

    ResponderExcluir