Hoje vou relatar aqui
uma experiência que tenho feito e tem dado resultado significativo com relação à
questão de segurança. No ano passado ao subir a serra do mar com forte neblina
durante o dia, tive a ideia de colocar a lanterna da frente virada para trás. A
ideia foi fazer com que os veículos pudessem me ver a uma distância maior (algo
que não ocorre com as lanternas traseiras, principalmente de dia).
O resultado foi surpreendente.
A grande maioria dos veículos (mais de 80%) me ultrapassavam pela faixa da esquerda. O fato é que com lanterna da
frente virada para trás no modo alerta, os motoristas de fato nos enxergam a
uma distância infinitamente maior e logo mudam de faixa, afinal de longe eles
nem sabem que se trata de um ciclista.
Depois daquele
episódio, sempre que pedalo na rodovia, mesmo
durante o dia, uso a lanterna frontal de maneira invertida. O resultado é
sempre o mesmo, os motoristas me avistam de longe (a bem mais de 300m) e mudam de
faixa, dando uma segurança muito maior. Mas lembre, deve ser no modo alerta. Fica
aí a dica, faça o teste e comprove.
Sérgio, adotei esse procedimento nos pedais de asfalto e tem sido ótimo.
ResponderExcluirTomei o cuidado de usar as lanternas táticas que tenho e que são menos potentes, de 200 a 400 lumen, creio eu, e o resultado é visibilidade sem agredir demais os condutores dos carros. Elas tb consegui colocar nas bolsas de celim, ficam bem presas e não me incomodam.
Valeu pela ideia, sinto muito mais segurança.
Grande Luciano! Já valeu o post saber que o amigo tem tido resultado e fico por demais contente. Forte abraço.
Excluir