quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CÂIMBRA!!!

Partilhar


                           Durante os pedais tenho visto alguns amigos reclamarem da câimbra, que causa dores terríveis. Particularmente eu nunca tive uma câimbra e graças a Deus nem sei como é. Mesmo assim, resolvi pesquisar sobre o assunto.

A câimbra basicamente é a contração involuntária do músculo decorrente da prática de algum exercício, geralmente de forma extenuante. Dentre as causas, estão perda através do suor, de potássio, cálcio e magnésio, além da falta de uma rotina de alongamentos.

Portanto, para prevenir a câimbra devemos ingerir alimentos ricos naquelas substâncias, porém não apenas no dia do exercício e sim ter uma dieta baseada nesses minerais.

O potássio pode ser encontrado na banana, damasco seco, a uva passa, a tâmara, a amêndoa, a ameixa seca, o figo seco, a castanha-do-pará e bacalhau.

                     Já o cálcio pode ser encontrado no leite desidratado e desengordurado, queijo parmesão, queijo prato, queijo minas frescal, farinha de peixe, brócolis, flocos de cereais, feijão branco miúdo e coalhada.

Por fim, o magnésio pode ser encontrado no  abacate, folhas de beterrabas, beterrabas, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca, cevada, granola, aveia, farelo de aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, amêndoas.

Durante o exercício você não irá andar com uma quitanda na sua bike, então interessante fazer uso do famoso isotônico, pois ele repõe essas e outras necessidades do atleta.

                                 De outro lado, o ciclismo por natureza ajuda a encurtar os músculos e isso por sua vez facilita o desencadeamento de uma câimbra. Sendo assim, uma dica de ouro é fazer o alongamento diário, além do que irá prevenir outros tipos de lesões. Para facilitar, veja alguns alongamentos especificos para ciclistas, no seguinte site: http://inema.com.br/mat/idmat004954.htm

                                   Lembra que eu escrevi nunca ter tido uma câimbra? Pois então, eu sempre fiz alongamentos para a prática de exercícios, quem sabe não esteja aí um dos segredos. Não sou especialista no assunto, com este relato quero apenas dar umas dicas baseadas em pesquisas que fiz. Espero pelo menos ter elucidado algumas dúvidas básicas.  Abraços.

2 comentários:

  1. Boa, Sérginho!

    To copirrobando pra postar no face.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Luciano! Xô câimbra!!!! rs
    Valeu. Abraços.

    ResponderExcluir