terça-feira, 22 de novembro de 2011

COMO VOCÊ LIMPA A RELAÇÃO DE SUA BIKE?

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                        Não sou mecânico, mas posso dizer que a forma como venho fazendo a limpeza da relação (corrente, coroas e catracas) de minha bike tem dado resultado, afinal são 9.000 (nove mil) quilômetros com o mesmo jogo de catracas e com o mesmo jogo de coroas, tudo funcionando perfeitamente bem.

                        A limpeza da relação da bike é fundamental para que ela agüente por muitos e muitos quilômetros. Como pedalo quase na totalidade pela terra, faço a limpeza á cada dois ou três pedais.  Abaixo uma foto da corrente, cassete e roldana de minha bike, após três pedais sem limpeza. Dá até medo de tanta sujeira.




Que feio

                            Para lavar a corrente o ideal é que ela esteja equipada com o power link, aquele elo onde é possível que a corrente seja retirada com as mãos, sem a necessidade de chave. Assim, retiro a corrente e lavo com querosene ou ainda óleo diesel. Deixo ela mergulhada por um tempo (10 minutos), conforme foto abaixo. Depois limpo a corrente e catracas com pincel, conforme a segunda foto.





Essa limpeza deve ser feita de forma que o líquido com a sujeira não entre no cubo, sempre na parte de baixo.

                                  O mesmo processo deve ser feito também no jogo de coroas. Depois de tudo limpo, a corrente deve ser lubrificada. Pessoalmente uso óleo 90, mas há quem use óleos mais finos. O segredo ao lubrificar a corrente, está no fato de que óleo deve ser pingado em cada elo individualmente e não jogado de qualquer forma sobre a corrente. Feito isso a relação da bike vai ficar assim:


Perceba que a roldana também está devidamente limpa.



Quanta diferença - pronta pra outra


                                  A bike pode até estar suja, porém a relação deve estar na medida do possível sempre limpa. Pode ter certerza que você irá economizar alguns reais, por conta da maior duração das peças.

                                Vale lembrar que a troca da corrente deve ser á cada 1500-2000km, pois isso também  faz com que o jogo de catracas e coroas durem mais. E quando efetuar a troca da corrente, não se preocupe se ao pedalar mais forte, ela pular. Não saia correndo trocar também o cassete. Pedale por uns 50km com a corrente dando estes pulos, que ela irá se ajustar eliminando completamente esse problema. Abraços. 

6 comentários:

  1. A cor dessa relacao esta dando medo mesmo..hehe
    Mas a diferenca antes e depois vale a pena o trabalho.

    Marcos :D

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  2. Pois é Marcos....o trem estava feio mesmo...mas depois de alguns minutos de trabalho ficou quase novo rs
    Obrigado pelo comentário. Abraços.

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  3. ola aki é o maxx como vc lubrifica sua corrente ?

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  4. Oi Maxx, beleza?
    Então, eu já usei o famoso óleo singer..usei spray próprio para lubrificação e outras coisas...mas na minha humilde opinião...o que mais funcionou foi óleo 90..ele é bem grosso....eu sempre pego gratuitamente em postos de gasolina....se não me engano esse óleo é usado em transmissão de caminhão....então tem sempre uma sobra...basta levar um vidrinho.......depois que lavo a corrente..pingo uma gota em cada elo da corrente...demora um pouco....mas funciona. feito isso..pau na mula.....abraços.

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  5. Sérgio, se usar óleo pra seco, aquele que parece um leitinho por ser branquinho, a limpeza da corrente e transmissão como um todo se dará com um jato d´água e um paninho.
    É incrível a facilidade e o custo não é tão alto.
    Vale lembrar que é um óleo pra rodar uns 80 a 100km, em pedais mais longos tem de repor umas gotinhas.

    Dessa forma essa limpeza mais pesada vc vai fazer muito de vez em quando.

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  6. Eu já usei muitos tipos de óleos específicos para corrente de bicicletas, mas a conclusão que, o melhor e mesmo o SAE 90 EP para diferencial, uso na moto e na bike.

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