domingo, 16 de dezembro de 2012

AUDAX 200 - LAPA

Partilhar


Eita nóis!!! No sabadão completei o meu segundo AUDAX 200KM. Junto comigo estava o parceiro Jairo que até então não havia participado de nenhuma prova nessa modalidade. Essa prova foi organizada pelo RANDONNEURS LAPA, na pessoa do Rodyer F. da Cruz. 

Confesso que quando vi como seria a organização fiquei um pouco desconfiado, afinal nesse AUDAX não existem PCs com pessoas da organização onde o passaporte é carimbado, bem como reabastecimento de alimentação e hidratação.

Os PCs são determinados comércios onde você deve adquirir algo, geralmente para comer e comprova que passou ali através da nota fiscal. Por conta disso não é cobrado inscrição, apenas o valor de R$10,00 referentes á despesa com homologação e R$25,00 pela medalha caso queira.

Mas o fato é que a coisa funciona perfeitamente bem. Não houve nenhum problema. Ao final do percurso apresentamos as notas, o que foi imediatamente conferido pelo organizador.

O trajeto deste AUDAX na questão de dificuldade foi bem maior do que o de Porto Alegre, pois aqui foi um sobe e desce danado, inclusive com direito a subida da Serra de São Luiz do Purunã.

Saímos da Lapa ás 06:30h em direção á BR277 através da cidade de Porto Amazonas, num trajeto com estrada perfeita e lindo visual. Eu e Jairo combinamos que iríamos dosar bastante o pedal, com o intuito de chegarmos bem fisicamente ao final. Assim teríamos um termômetro para o AUDAX 300. Por isso mesmo, pedalamos praticamente o tempo todo sozinhos.

Depois que chegamos á BR277 pegamos sentido Curitiba e como sempre a descida da serra de São Luiz do Purunã, foi adrenalina pura. Na sequencia pegamos no sentido Balsa 
Nova onde uma surpresa aguardava o Jairão.

Na entrada de Balsa Nova ouço um estouro e olho para ver que era. Vi o Jairo se segurando todo para não cair da bike, o pneu da frente simplesmente estava fora do aro. A sorte é que ele não estava muito rápido e logo parou. Na hora pensei: putz, estourou o pneu e vou ter que continuar sozinho. Estou f........Na verdade havia estourado a câmara de ar e o pneu saiu da roda por ser de kevlar.

Foi único problema mecânico de todo o AUDAX. Depois de uns 20 minutos a bike estava pronta para continuar. Naquele momento estávamos na metade do AUDAX com 100 km percorridos. Após comermos um misto quente no PC3 era momento de continuar até Campo Largo e se preparar para subir a serra. 

Fomos na paciência e quando nos demos conta, a serra havia ficado e paramos no pedágio para aquele cafezão. Até esse momento o sol não havia aparecido e um tempão de chuva se armou e não deu outra, com 150km percorridos uma chuva forte gelada nos pegou. Quando as carretas passavam por nós, era aquele spray de água. Pedalamos nessas condições por pelo menos uns 30 minutos, depois a chuva passou e o tempo ficou apenas nublado.

Com 180 km percorridos senti um pouco de cansaço, mas logo passou e fiquei bem novamente. Nesta altura eu e Jairo estávamos muito felizes, afinal o fim estava próximo. Mais algumas pedaladas e chegamos a histórica cidade da Lapa.

Foram 205,6 km percorridos em 9h20min, com média de 22,0 km/h. No tempo corrido fizemos em 11h45min. Foi muito bom ter participado deste Audax, pois pude ter a exata noção de como será minha estratégia para os 300.

Vale lembrar que neste AUDAX conhecemos algumas feras do ciclismo de longa distância, como o Rodyer (fez Paris-Brest-Paris -1200km, Giro do Chimarrão 1000km), Bruno (foi de Curitiba ao Alaska em cinco meses) e João Saboia (Curitiba – Ushuaia, Paris-Brest-Paris – 1200km dentre outras).Lá encontramos também o Tiago, que participou do AUDAX em Porto Alegre. Concluímos mais um AUDAX. Agora é só esperar o 300. Abraços galera.



galera esperando a largada...





Trajeto entre a Lapa e a BR277 via Porto Amazonas









Recanto dos Papagaios...



entroncamento entre a BR376 e BR277


Chegada em Balsa Nova...

estrago puro...

simplesmente estourou....

seguraaa Jairão...
NATUREZA






finalmente subimos a serra....

café....

a chuva foi inevitável.....
EMPACOTANDO AS COISAS PARA ENFRENTAR A CHUVA...


uhuuuuuu Lapa pra que te quero.....






4 comentários:

  1. Parabéns a vc Sergio e o Jairo, mais um novo Audacioso, boas lembranças para vida.

    ResponderExcluir
  2. Isso aí. 200 já era, vamos pro 300. Parabéns, sanjos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! muito bom seu relato!!

    ResponderExcluir
  4. Galerinha....obrigado pelas palavras ...

    Abraços

    ResponderExcluir