quinta-feira, 3 de maio de 2012

DESBRAVADORES DA SERRA DO CORVO BRANCO, SERRA DO RIO DO RASTRO E MORRO DA IGREJA - SANTA CATARINA

Partilhar
Nesse feriadão nossa turma de pedal, concretizou o Projeto Desbravadores da Serra do Corvo Branco, que na verdade desbravou bem mais que apenas a Serra do Corvo  Branco. Para que o leitor possa se situar, fiz uma breve descrição na sequencia e por tópicos, dos lugares que conhecemos e pedalamos.
 
VISITA A VINÍCOLA VILLA FRANCIONI

No sábado pela manhã não pedalamos, mas fomos conhecer a  Villa Francioni, que  e já recebeu alguns prêmios importantes. As garrafas premiadas, no entanto, não são as únicas preciosidades da vinícola, que fica em São Joaquim (a 240 km de Florianópolis). No hall de entrada, onde começam as visitas guiadas, funciona uma pequena galeria de arte, com mostras temporárias.

Além da galeria, outras peças de valor artístico podem ser vistas na estrutura e na decoração do prédio de 4 mil m². A porta de entrada é, na verdade, uma enorme janela de um templo da Tailândia. Mais adiante está um belo lustre que pertenceu à família real portuguesa. Os corrimões das escadas são portões artesanais de casas demolidas em Criciúma. Há ainda luminárias trazidas de Marrocos e coloridos vitrais pintados à mão no Uruguai.

Os objetos, em sua maioria, foram comprados pelo fundador da vinícola, o empresário italiano Manoel Dilor de Freitas. Apaixonado por vinhos e por arte, ele deixou o controle de sua empresa de cerâmica na mão dos filhos e se dedicou à construção da Villa Francioni, visitando vinícolas ao redor do mundo para buscar referências e aprimorar seu projeto. Dilor, porém, não chegou a ver a obra concluída – vítima de um infarto fulminante em 2004, morreu antes que a primeira safra pudesse ser degustada. Fonte: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/guia-quatro-rodas/2010/06/22/vinicola-villa-francioni-em-sao-joaquim-vinhos-e-obras-de-arte-na-serra-catarinense/

PEDAL ATÉ O CAFÉ COLONIAL

Após a visita á vinícola almoçamos e voltamos para a pousada. O tempo estava ruim, com chuvisco quase virando chuva, o que não impediu a galera de sair para o pedal. Fomos da pousada em direção a cidade de Urubici e de lá partimos para a zona rural.
Mesmo com chuva foi possível curtir a cachoeira do avencal, bem como a estrada que margeava um belo rio ao pé da montanha. O destino final foi um café colonial em uma chácara. As esposas, namoradas e amigos que não estavam a pedalar, foram de carro e chegaram no café algum tempo depois. No total foram 40 km de pedal.

MORRO DA IGREJA/URUBICI - SC

O Morro da Igreja está situado na região sul do Brasil, no sudeste do Estado de Santa Catarina, na Serra Geral, no município de Urubici. Situado a 1.822 metros de altitude e com uma temperatura média anual de apenas 11ºC, é o ponto habitado mais alto da região Sul e onde foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8ºC, em 29 de junho de 1996 (registro oficial), embora haja relatos de que a temperatura teria chegado a -20ºC, com uma sensação térmica de -46ºC. Em seu cume estão as antenas de controle do tráfego aéreo do sul do Brasil (CINDACTA). Próximo ao Morro da Igreja está a Pedra Furada, formação natural que é uma das atrações do Parque Nacional de São Joaquim, dentro do qual se encontra o Morro da Igreja. O Morro da Igreja é considerado o ponto mais frio do Brasil, sendo bastante visitado em especial no inverno, quando as temperaturas ficam negativas e é frequente a ocorrência de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação.

No domingo logo pela manhã, saímos pedalando do centro da cidade de Urubici e depois de + ou - 10 km, chegamos ao começo da subida do Morro da Igreja, através de uma rodovia asfaltada, num total de 16 km até a estação do CINDACTA. Porém, são 16 km de uma subida extremamente íngreme. Para ser ter um parâmetro, posso dizer que a subida da serra na BR277 ou da Estrada da Graciosa é bemmmm mais fácil.
Por isso mesmo, economizei bastante as pernas desde o principio, com o propósito de conseguir concluir a subida pedalando. Em quase todo o trajeto pedalamos juntos eu, Mauricio Brito, Mauricio Bastos, o nosso guia Claudio e Waldemar. Com certeza essa união fez a força.

A chegada ao topo da montanha foi emocionante, primeiro pelo fato de ter conseguido vencer esse primeiro desafio e depois pela força e incentivo dados pelo resto do pessoal (esposas, namoradas e amigos) que subiram de carro e nos aguardavam no alto da montanha.  Lá a temperatura era de 3 graus, porém por conta do forte vento, a sensação térmica era de temperatura negativa. O visual que se tem do alto do Morro da Igreja é incrível, com destaque para a Pedra Furada.
Depois de muitas fotos, iniciamos a descida até o ponto onde almoçamos, afinal na parte da tarde a aventura iria continuar com a descida e subida de outra serra: a Serra do Corvo Branco.


Abaixo, uma reportagem do Fantástico sobre o Morro da Igreja. Assita e você terá a noção exata de onde pedalamos.


SERRA DO CORVO BRANCO

A Serra do Corvo Branco liga Urubici ao litoral de Santa Catarina, sendo que o destaque é a fenda de 90 metros de altura, aberta na rocha para que o início da estrada pudesse ser feito no alto da serra. Apenas 600m são pavimentados sendo que resto é todo em estrada de terra. Em meio a serra há uma pedra que vista de longe, tem o formato de um urubu-rei, conhecido naquela região como corvo. Daí o nome.
O pessoal despencou naquela estrada toda dobrada e de terra. No total descemos 4 km até a parte mais baixa. A adrenalina naquele local é intensa.

Mas subir era preciso. Os que toparam a empreitada logo iniciaram a volta. Diferente do Morro da Cruz, desta vez o cuidado mesmo na subida tinha que ser redobrado, pois além de ser uma serra onde a estrada é de terra, tem o fato de que em muitos trechos não hà qualquer proteção lateral, ou seja, qualquer descuido e uma queda para o lado direito seria muito perigoso por conta dos precipícios.

A subida desta serra foi bastante pesada, apesar de não ser tão longa, ela é extremamente íngreme e exige técnica, pois como disse antes, é estrada de terra. Como aconteceu no Morro da Igreja, aqui também a galera estava nos esperando no alto da serra, onde há a tal fenda aberta pelas mãos do homem.
Boa parte do trajeto estive sozinho, depois o Marcelo me alcançou e fez  companhia até o final, sempre dando força e incentivo. Valeu Marcelo! Mais uma vez o desafio foi cumprido, motivo de muita emoção e comemoração inclusive com um champanhe rs.

CÂNION

Toda a turma percorreu de carro, algo em torno de 15 km por uma estrada de terra até uma fazenda. Aqui o Lucio e o Lucas se divertiram com seus brinquedinhos, cada qual com seu Troller. De lá percorremos caminhando em torno de 40 minutos até chegar ao cânion. Posso dizer que valeu a pena todo o esforço, tamanha foi a beleza daqueles paredões.

SERRA DO RIO DO RASTRO

A História de Bom Jardim da Serra começa em 1870, com a chegada do gaúcho Manoel Pinto Ribeiro e seus filhos, que se instalaram na localidade de Fazenda Pelotas. Uma trilha aberta pelos colonizadores ficou conhecida como Serra do Doze e foi o primeiro nome do lugar, que se chamou depois Serra do Rio do Rastro. Com sua pavimentação, passou a ser considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil, pois o seu percurso propicia a visão de paisagens inesquecíveis. Em alguns trechos, a rodovia (SC 438) avança 670 metros de altura em apenas 8 km. A Serra do Rio do Rastro é patrimônio do município de Lauro Muller e está localizada a 8 km do centro urbano. Na divisa com o município de Bom Jardim da Serra, no alto da serra, há um mirante onde, em dias de sol, se vislumbram até as águas do Oceano Atlântico. A Serra do Rio do Rastro é um dos mais belos marcos geológicos do planeta, com vegetação exuberante e abundância de cachoeiras, além da vista panorâmica única, a subida da serra permite ao espectador vislumbrar a história geológica da Terra. Fonte: http://biketurismo.blogspot.com.br/2009/05/cicloturismo-serra-do-rio-do-rastro-e.html.

Não sou medroso para descambar com minha bike nas descidas, mas confesso que nesta serra o frio na barriga foi constante, afinal o precipício estava sempre ali ao lado. Nas curvas em cotovelo então, nem me fale. Foi uma briga entre o desejo de soltar os freios e o medo das curvas. 

Depois de descermos por 10.5km paramos no local combinado. Alguns minutos de descanso e iniciamos a subida. Praticamente desde o começo, Waldemar foi meu parceiro e fomos pedalada por pedalada, contemplando aquela beleza. Em determinado momento, as luzes começaram a acender, o que deu uma beleza sem igual. Por outro lado, foi possível ver o serpenteio da estrada em meio a montanha (em alguns trechos, a serra avança 670 metros de altura em apenas 8 km) com uma amostra do que teríamos que enfrentar.
Quando chegamos ao topo, já era noite e a temperatura era de 2 graus. 

Porém, com o vento forte, assim como no Morro da Igreja, a sensação térmica foi de temperatura negativa. A emoção de ter vencido mais aquele desafio, não tenho como expressar através de palavras. Apenas estando lá, conhecendo aquela maravilha e vendo o grau dificuldade e beleza, é possível entender.
No meu caso ainda há algo que me deixou ainda mais emocionado, pois em dezembro de 2011, lesionei o joelho. Fiquei praticamente três meses parado, esperando me recuperar. Assim este foi o teste de fogo, afinal no total foi um acumulado de 30 km de subidas extremamente íngremes, em dois dias.

A cada 500 metros pedalados naquela serra, eu e Waldemar comemorávamos, pois o término do desafio estava mais próximo. Para o Waldemar a emoção também foi grande, pois começou a pedalar há menos de três anos e nunca imaginou concluir uma aventura como essa. Por isso, durante a subida contemplávamos cada momento, cada segundo, pois aquele era um dia especial, uma aventura daquelas de se contar aos netos.


EMOÇÃO

Como disse linhas acima, impossível conseguir expressar através de palavras escritas ou ditas, como esta aventura foi emocionante. A companhia dos amigos e esposa, aliado ao conhecimento de belas paisagens e o desafio de pedalar na chuva, frio, diante de morros intermináveis e descidas alucinantes, renderam momentos inesquecíveis. Espero que as fotos (CLICK AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS) e vídeo abaixo postados, possam ajudar a transmitir um pouco mais dessa emoção! 

AGRADECIMENTOS

Quero aqui prestar os meus sinceros agradecimentos ao nosso amigo Marcelo, que organizou toda essa aventura de forma irretocável e com um carinho digno de elogios. Parabéns!
Agradecimentos também ao Junior da Bike Shop que deu todo o suporte necessário, proporcionando assim um melhor aproveitamento do tempo. Da mesma forma, agradeço ao Lucas e Lucio, que deram suporte com os Trollers e registros de imagens.
Agradeço ainda aos amigos que se dispuseram a participar deste pedal, afinal sem a companhia dos amigos, nada disso teria muito sentido.
Agradeço á minha esposa, que sempre me apoia nessas aventuras.
Agradeço por fim á Deus, por tudo ter dado certo, sem nenhum acontecimento ruim. 


Visual depois de descer a Serra do Corvo Branco

Fenda na rocha - paredão de 90m - Começo da descida da Serra do Corvo Branco

Ao terminar a subida da Serra do Corvo Branco - uhuuuu!

Visual da pousada em Urubici
Apoio é fundamental!!!
Mulherada




ASSITA TAMBÉM AOS VÍDEOS ABAIXO:
1° VÍDEO CLIP FEITO POR MIM.
 2° VÍDEO (DESCIDA) E 3° VÍDEO (SUBIDA) DA SERRA DO CORVO BRANCO (ALUCINANTE) ENVIADO POR MARCELO CATARINA, 
4º VÍDEO TAMBÉM POR MARCELO CATARINA É A SUBIDA E DESCIDA DO MORRO DA IGREJA, 
 5º VÍDEO É A DESCIDA DA SERRA DO RIO DO RASTRO E FOI ENVIADO PELO MAURÍCIO BRITO







                                                     

REPORTAGEM DA OI TV SOBRE NOSSA AVENTURA (PARTE I E II)


8 comentários:

  1. Show Sérgio... foi animal mesmo!! Mto emocionante... um dos meus melhores pedais da vida... Valeu a parceria e valeu as fotos.. o vídeo ainda estou vendo...mas já vi q é irado.. uuhuull... e q venham mtos pedais alucinantes.. abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza Maurício, que também foi para mim um dos melhores pedais que já participei..e olha que não foram poucos. pura adrenalina!!! abraços!Parabéns pra Simone (noiva do Maurício) que bravamente venceu os 16km do Morro da Igreja!

      Excluir
  2. Muito 10 o pedal, e a região é fantastica mesmo... pedalamos lá a uns 2 anos atras, com a galera do Roda Livre de Ctba, o bom era q o tempo estava ajudando,
    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Giovane...esse local é maravilhoso...então você sabe bem a emoção que sentimos por pedalar naquela região desafiadora. Valeu! Abraços!

      Excluir
  3. Sergio, quando vi as fotos que tirei em minha maquina, tive certeza que foram poucas em proporção ao mega-pedal que fizemos nos aparatos da serra catarinense. Contudo, você com sua aguçada sensibilidade bloguistica, conseguiu felizmente retratar toda nossa aventura do inicio ao final.

    Contudo, infelizmente quem não pode estar presente, mesmo vendo as fotos, não conseguirá sentir a emoção dos momentos vividos neste épica expedição!!!!! Literalmente e de fato podemos nos considerar montain bikers, ou seja, bikers de montanha. Afinal, descemos e subimos três montanhas em dois dias!!! Sem falsa modestia, poucos conseguem realizar o que fizemos, pois pedalar até 1822 metros de altitude, no topo do sul do Brasil, não tem meio termo, tem que estar bem no pedal!!!! Parabéns a todos os amigos que participaram, as esposas e demais que participaram, que nas palavras de meu filho Matheus de cinco anos, foi uma "expedição" maravilhosa, que jamais será esquecida, e sempre relembrada, digna de relato aos netos!! Parabéns a todos, e muito obrigado pela excelente companhia.

    Quero também agradecer ao apoio de minha esposa, que mesmo não praticando o ciclismo, acompanhou todas as etapas da viagem dando o suporte e carinho, que me ajudou a vencer tamanho desafio. Certamente incorporou o espirito de um montain biker.

    abraços a todos


    waldemar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande parceiro Waldemar,
      Realmente por mais que tenhamos fotos e vídeos, apenas estando lá e tendo o espírito aberto á aventura é possível ter a real noção de toda a beleza da região e dos desafios vencidos. Foi sim uma verdadeira EXPEDIÇÃO rs. Agradeço a sua companhia, principalmente na subida da Serra do Rio do Rastro. Essas lembranças não tem preço!
      De fato nossas esposas foram de grande apoio e tenho certeza que estão orgulhosas de nossas conquistas. Forte Abraço!

      Excluir
  4. Esse pedal ficou para história..... o sonho que compartilhamos juntos tornou-se realidade. O prazer de pedalar, festar, simplesmente "estar" na presença de todos meus amigos será algo que levarei para sempre em meu coração. Tenho certeza que voltaremos lá...... pois a região é linda e tem muito a nos oferecer, principalmente aos praticantes de MTB.
    Sergio vç descreveu ( como sempre ) muito bem o que vivenciamos nesses dias maravilhosos.
    Acho que consegui editar o video da decida da serra do corvo...
    http://youtu.be/DJT8OMszXaw

    Abraços e até o próximo encontro

    MArcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo, de fato esse pedal foi marcante para todos nós. Durante esses quatro dias em que estivemos juntos, voltamos a ser crianças. Com nossas bike, enfrentamos o medo, pedalamos na chuva e no frio, passamos por cima de pedras, caminhamos na mata, nos deslumbramos como uma criança inocente e isso não tem preço.Quero mais rss abraços!

      Excluir