terça-feira, 22 de maio de 2012

AUDAX

Partilhar
Mas o que é AUDAX? Audax consiste numa prova de ciclismo de longa distância e tem sua origem na França no ano de 1891 em Paris. Neste tipo de prova não há premiação para os  primeiros lugares e sim medalha e certificado de participação para todos que concluírem a prova dentro do tempo limite. Ou seja, seu único adversário é você mesmo, não há competição com os demais. E por isso mesmo, não há restrição ao tipo de bicicleta usada, MTB ou speed, o que importa é que deve ser de propulsão humana.

O Audax é dividido em CINCO etapas diferentes da seguinte forma:

DISTÂNCIA KM                               TEMPO MÁXIMO

200km                                                13h30min
300km                                                20 h
400km                                                27 h
600km                                                40 h
1.200km                                             90 h

Para que o ciclista possa fazer a etapa seguinte ele tem que obrigatoriamente ganhar o brevet da etapa anterior. Assim,  ele apenas poderá se inscrever na etapa dos 300km caso tenha concluído a prova de 200km dentro do tempo limite.
 
As provas são realizadas durante o decorrer do ano o que permite ao ciclista se preparar para a etapa seguinte. Detalhe, a última etapa (1200km) ocorre apenas na França, mas se o atleta estiver brevetadoem seu país de origem, ele pode se inscrever para os 1200km franceses.

A prova sempre é realizada em rodovias e o atleta deve seguir uma série de regras durante o percurso. Não é uma prova fácil e depende em boa parte do psicológico do ciclista. Muitos são os que desistem e não concluem nem mesmo a primeira etapa, mas fica a experiência para uma nova tentativa.
Eu gosto mesmo de pedalar na terra, porém o Audax me chamou atenção pelo desafio pessoal da prova. Portanto, em novembro de 2012 estarei partindo para conseguir o meu primeiro brevet no AUDAX 200 km em Porto Alegre.

Na verdade eu gostaria de ter participado do AUDAX 200KM de Floripa, porém houve conflito de datas com o pedal na Serra Catarinense e dei prioridade para este último evento. Os amigos Luciano e Sandro participaram e relataram ser a prova muito pesada. Porém, eles conseguiram concluir e estão brevetados para os 300km.
 
Quero me tornar um audaxioso, como chamam os que concluem tal desafio seja em que quilometragem  for. Abaixo posto uma reportagem muito interessante sobre o AUDAX 400KM que ocorreu em 2011 no Paraná. Abraços galera.




Um comentário:

  1. Sérgio, meu amigo, avise da data que pretende se tornar um audaxioso e provavelmente terá cia.
    Gosto dessa prova, o clima de tensão que antecede a largada, as etapas a cada 50km e os últimos 50 em especial que parecem outros 200.
    As pernas pesam, o corpo reclama, a cabeça pergunta: por que e pra que continuar.
    Teu preparo atual te credencia a fazer os 200 com tranquilidade.
    Convido-o a buscarmos o 300, esse sim imagino ser complicado.
    Abs.

    ResponderExcluir