segunda-feira, 18 de julho de 2011

UMUARAMA - GUAÍRA - 110KM - 07/07/11

Partilhar
Ainda estava escuro quando saí de Umuarama, exatamente às 6 horas da manhã. O termômetro do centro da cidade marcava 9 graus, porém logo que cheguei na rodovia, a sensação térmica era de que a temperatura estava bem menor. Minha esposa bem que me alertou sobre duas coisas, sobre a temperatura e outra sobre o fato de ainda estar escuro. Mesmo assim decidi ir e parti em direção á Guaíra, que fica à 110 km de Umuarama.

Como disse logo no começo, o frio estava de rachar. Depois de uma hora de pedal, ainda não havia nada de sol e continuava relativamente escuro. Meus dedos estavam congelados ao ponto de sentir dor. Ainda assim, desistir era uma idéia que não passava pela minha mente.

Outra grande dificuldade foi que nos primeiros 40 km, a rodovia praticamente não possuía acostamento. Isso aliado à escuridão e ao intenso movimento de veículos em direção ao Paraguai, fez com que a pedalada ficasse um tanto quanto perigosa, mas graças a Deus, nenhum susto. Durante as duas primeiras horas de pedal, evitei olhar para o computador, com o intuito de não ser pressionado psicologicamente. Isso não pela distância, mas pelo frio que eu estava a passar.

Torcia para que o sol aparecesse logo, assim pelo menos daria uma esquentadinha. Porém para piorar um pouco, quando eram 7 horas, o pneu dianteiro furou com um prego. Minhas mãos congeladas, borracha do pneu duro feito madeira, nada de sol e vento, tudo o que eu não precisava. Depois de 25 minutos de manutenção, estava pronto para seguir. O sol apenas foi aparecer depois das 7h30m e ajudou esquentar um pouco as extremidades. Quando cheguei a Iporã (60 km), parei numa birosca na margem da rodovia e tomei um café com leite para reabastecer as energias.

 Deste ponto em diante, a rodovia possui ótimo acostamento. Outro fato que atrapalhou um pouco foi que durante todo o percurso, um leve vento contra se fez presente, o que deixou o ritmo um pouco mais lento do que poderia ser. Foram 4h40m pedalados e quase 6 horas no tempo corrido até Guaíra, com total de 110 km de rodovia e mais uns 8 km dentro da cidade. Estava satisfeito por vencer mais um desafio.







2 comentários:

  1. Anonimo nao - Comentario por Marcos

    Serjao! legal demais a aventura de Umu a Guaira. Eu fiz uma rota semelhante a +ou- 15 anos atras rsrs. O tempo estava bem quente e eu sai de Guaira as 12:30 passei em Umu (nao lembro o horario) e cheguei em Chambre as 7 da noite. So lembro de estar muido no final e que, como vc falou, o vento contra so atrapalhou.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Marcão você postar aqui no blog...que aventura a sua também rs....pra quem não sabe....o Marco foi meu companheiro inseparável de pedal durante a adolescência em Guaíra - PR...agora pedala no Canadá......desde aquela época o mountain bike já estava na veia......abraços

    ResponderExcluir