sábado, 26 de novembro de 2011

PERFIL

Partilhar


Nome: Luciano Tambosi
Idade: 39 anos
Profissão: empresário
Bikes que faz uso: Speed: Fuji e MTB: Giant

Quando e como foi que começou a praticar o ciclismo?

Há 2 anos um cara de Speed furou o sinal e o acidente foi inevitável. Passados alguns dias o procurei pra que pagasse o conserto do meu carro. Surpreendentemente, ele, um morador da favela da vila Torres, fez questão de pagar com a bike que pilotava no dia. Mandei consertar o estrago nela e foi minha primeira "menina".
Alguns detalhes chamam a atenção nesse caso e um deles é que o cara tava de camisa camuflada com indicação da polícia. Tive medo de "cobrar" um poilicial mas arrisquei e dei sorte pq não era.
Com a menina aqui comecei a pedalar. Nos primeiros dias pensei em botar fogo nela pq a relação da Speed é muito pesada e moro em Colombo, só morro. Felizmente consegui não desanimar e passei a incentivar amigos e fizemos um grupinho.


Bike recebida como forma de pagamento pelo acidente
  

De lá pra cá, o que mudou na sua vida?


Eu pesava mais de 100kg na época e meu pai havia falecido há poucos dias. A cardiologista disse que se não emagrecesse faria companhia a meu pai em breve.
Comecei a pedalar com o intuito de melhorar a forma física. Joelho estourado do futebol, a bike veio muito bem a calhar. Emagreci e me apaixonei pelo vento na cara. De lá pra cá troquei de speed, comprei uma MTB, e não parei mais.
Depois de um tempo vc começa a querer melhorar suas marcas, o condicionamento vem numa crescente, a disposição, o companheirismo de tantas novas amizades e o fascínio dos pedais, são combustível. Minha saúde é outra e não vejo a hora de acordar e montar na "gatinha" pra ir longe e quanto mais longe melhor



gatinha do Lucinao

A outra gatinha

Já sofreu alguma queda? Como foi?

Felizmente só tive escorregões com a bike parando. Queda espero q demore e sequer venha.


Pedala em média quantos quilômetros por semana?

Nesse momento to de cama com o pé quebrado (resultado do volei) mas vinha pedalando de 100 a 150 km por semana.

Alguma situação curiosa durante algum pedal, que vale á pena relatar?

Uma passagem muito interessante foi quando fazia pedágio com um amigo. Já na metade do caminho ele furou e diminuiu rapidamente ao perceber isso. Parei um pouco mais a frente quando ouvi um estrondo e gritos. Um cara, profissional de pedal, que vinha a alguns metros estava distraído e veio de cheio colidindo violentamente no meu companheiro. Foi ridículo...
Resultado foi as 2 bikes avariadas e a do cara com o quadro dividido em 2, não é força de expressão, foi isso mesmo, veja as fotos anexas. Tive de voltar, pegar um dos carros pra socorrer os 2 que tavam com arranhões e sem poder rodar.


Resutado da colisão entre duas bikes....

Como foi sua participação no Audax?

Quando fiz o Audax tinha pouca experiência, fazia pedágio, Campo Largo e alguns trechos desse tipo. O máximo que tinha feito era praia 110km.
Peguei umas informações com uma ou outra pessoa, fiz alterações na bike que havia comprado há poucos dias na véspera da prova (meu primeiro grande erro), catei meu amigo de pedal (menos preparado ainda) e descemos pro litoral, local da prova.
Troquei o celim por um mais macio porém mais alto. Esqueci de baixar, não rodei com ela antes do início da prova e isso me fez um estiramento no posterior do joelho direito nos primeiros 40 km. A dor aumentava e os km´s não passavam. Meu segundo erro foi andar no ritmo do meu amigo, muito mais lento, com isso perdi roda dos grupos que tavam na minha passada. No meio da prova meu compadre parou e eu segui. Faltava 110 km e eu tava q era só dor na perna. Muitas vezes parei pra alongar e chorava.
Tava pronto pra desisitir e tentei chegar ao último posto de controle pra não ficar no meio do nada. Ao chegar lá me incentivaram e resolvi terminar com muito sacrifício.
Tomei várias lições dentre elas: preparação pra uma prova como essa exige treinamento com pedais longos e constantes bem como alongamento e fortalecimento muscular geral, alimentação deve deve ser planejada com antecedência para os dias q antecedem além do durante e o depois, em qq prova faça seu ritmo, não faça mudanças no equipamento nas vésperas.
Apesar de tudo quero fazer novamente o 200, estrear no 300 e, quem sabe, buscar o 400km.


É isso aí pessoal, esse é o grande Luciano, que infelizmente no momento atual está impedido de pedalar por uma lesão. Mas em breve estará de volta, firme e forte! Abraços.

8 comentários:

  1. Sérgio,

    recebo essa postagem com muito carinho.
    Obrigado pelo espaço e espero que mais amigos juntem-se a nós nos pedais, nervosos ou não.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!! Parabéns mano véio! logo estarei pedalando com vc... abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Luciano...mto bacana cara... !!! Tomara q pedale logo novamente... uuhuulll abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olha o Lu ai gente
    esse cara é 10 mesmo
    pedalamos juntos as vzs
    e é mto bom fazer isso com ele
    ele sempre da incentivo, é engraçado
    e e companheiro, o mais legal é q. o cara ñ desiste da gente...valeu mano velho
    se recuperando, começamos a andar novamente té +

    ResponderExcluir
  5. Luciano, todos nós estamos torcendo pela sua recuperação e que ela seja o mais breve possível. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Flávio, basta entrar em contato e marcaremos um pedal!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tudo isso e muito mais né Luciano. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Flávio/Sérgio/Wagner/Bastos/Ribas...


    obrigado amigos. Logo to de volta mesmo.

    ResponderExcluir