terça-feira, 26 de abril de 2011

PEDAL EM FLORIPA - 20/04/11

Partilhar
Nesse feriadão eu participei com a equipe de aventuras Jacaré de Conga do evento chamado Mountain Do Costão do Santinho,  que aconteceu em Floripa. Aliás tal prova foi muito legal, pois foi uma corrida a pé que passou por montanhas, dunas, praias e matas. Cada atleta tinha um trecho a percorrer e depois passar o bastão ao colega de equipe. No total foram 70km, dos quais eu percorri 10,2 km entre dunas, praia e estrada de terra que ia margeando o mar.

Pois é, aproveitando a oportunidade pensei: vou levar a bike e fazer um pedal em Floripa, afinal eu teria três dias livres. Convidei o Robson e Luciana, pois estariam participando do Mountain Do e ambos também pedalam. Aceitaram de primeira. Eu não tinha muita noção de que trecho fazer, porém um colega de pedal (Lucio) me deu a dica de ir da praia dos Ingleses (onde estávamos hospedados) até o centro de Floripa, mas não pela rodovia tradicional e sim por estradas asfaltadas do interior da ilha.

Eu , Luciana e Robson combinamos de tomar o café da manhã as 7 horas para as 7:30h estarmos no trecho.  Como não sabíamos exatamente o percurso fomos perguntando ao longo do pedal, mas logo percebemos que bastava seguir a estrada principal que não haveria erro.

Luciana, Robson e eu

Nos  primeiros quilômetros a tal estrada é cercada de pequenas vilas, bem urbanizado, porém depois de 10km de pedal a estrada passa  em meio a mata, numa paisagem linda, formando um verdadeiro corredor

Vento no rosto, temperatura, agradável, muita conversa e logo chegamos na Barra da Lagoa, onde a paisagem da Lagoa da Conceição é sensacional, o que rendeu muitas fotos é claro.

Pedalamos mais um pouco e uma subida muito forte nos aguardava. Pra se ter uma idéia, mesmo na marcha mais leve, sofri para conseguir chegar lá em cima. O Robson chegou primeiro, seguido por mim e depois a Luciana. Mas valeu a pena, do Mirante tínhamos a vista de boa parte da Lagoa da Conceição e das montanhas que a cercam. Ficamos ali alguns minutos contemplando toda aquela beleza.

A descida deste morro, foi alucinante, porém os carros e algumas curvas não permitem que  solte tudo, por isso minha velocidade máxima foi de 69km. Um pouco mais adiante, passamos pela Praia Mole e logo estávamos de fato na Lagoa da Conceição, onde a noite deve ser agitada, pois vimos muitos barzinhos ao longo da lagoa. Detalhe interessante é que a água na margem é transparente, o que só aumenta a beleza daquele lugar.

Mas depois de passar pelo centrinho comercial da Lagoa da Conceição, outro desafio nos esperava, o chamado Morro das Sete Curvas, esse mais terrível que o outro. Com quase um quilometro ele exige muito, porém conseguimos chegar ao topo sem descer da bike. No alto deste morro, tem um mirante de onde se vê toda a Lagoa da Conceição, a Praia Mole  e a Praia da Joaquina com suas dunas.

Pedalar era preciso e seguimos em frente numa outra descida com muita adrenalina e quando nos demos conta estávamos na área urbana de Floripa. Pedimos algumas informações pedalamos mais uns 15 minutos e chegamos na Avenida Beira Mar com sua ciclovia que só aumenta o prazer de pedalar naquele lugar.

Como o nome já diz, pedalamos por quilômetros nessa ciclovia tendo o mar sempre ali, ao nosso lado. Não podemos esquecer também do cartão postal que é a ponte Hercílio Luz.  Paramos e registramos o momento. Então tínhamos que decidir se iríamos voltar pelo mesmo caminho ou se seguiríamos em frente e voltaríamos pela rodovia tradicional.

Apesar se ser mais perigoso, optamos voltar pela rodovia, assim faríamos uma espécie de contorno e teríamos a oportunidade de pedalarmos num trajeto ainda não pedalado por nós.

A essa altura o sol era forte e nos castigou um pouco, mas logo estávamos na praia dos Ingleses que mais parecia praia dos Uruguaios, pois nesse feriadão eles tomaram conta.

No final das contas, fizemos exatamente, 63,7km com 3 horas pedaladas e 4h30m no total, de um passeio muito agradável e que  permite conhecer de perto, boa parte das belezas de Floripa.

Segue abaixo, algumas fotos do Mountain Do Costão do Santinho.

Eu na chegada ao posto de troca, onde iria passar o bastão ao meu colega de equipe.

1. parabens. Foi um pedal maravilhoso. Esses relatos dão vontade de sair rasgando as estradas com a bike.